Smoothie vivo Energia #1

Smoothies são preparações fruto-vegetais parecidas com vitaminas, que carregam em seu conteúdo grande aporte de nutrientes, dependendo do que constituem. Podem conter (como neste caso) fitoquímicos, antioxidantes, óleos essenciais, açúcares simples (frutose) e suas variantes, princípios ativos de folhas, minerais e vitaminas. São muito saborosos e possuem consistência grossa, devido a lignina presente em um de seus ingredientes tipo semente.

O smoothie energia #1 foi assim denominado por conter ingredientes com boa fonte de carboidratos de alta e rápida absorção, sendo interessante seu uso como pré-treino ou café da manhã vegetal, para quem passa o dia todo fora e faz questão do aporte diário de frutas, principalmente as de difícil manejo fora de casa. Além disso, possui o aporte diário recomendado de óleos essenciais ômega, Vitaminas A e C, princípios ativos vegetais e alto teor de antioxidantes.

Ingredientes:

-1 a 2 laranjas pêra (ou 200 mL água de côco fresco)

-1 limão

-1 maçã grande ou duas pequenas

-1 a 2 folhas de couve (prefira consumir orgânica)

-1 pedaço de gengibre (aprox. 1 col. sopa)

-Meia beterraba média ou uma pequena (prefira orgânica)

-1 col. café de açafrão da terra (cúrcuma)

-2 col. sopa de semente de linhaça inteira (marrom ou dourada) OU 2 col. sopa de semente de chia

-1 pedaço de manga tommy (pode usar uma banana média se preferir)

Preparo:

No liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção das sementes e da fruta carnosa (manga ou banana). Bata até uniformizar e coe com pano tipo voal (tela sintética que retém fibras indigeríveis destes alimentos, pois não seriam interessantes ao organismo neste momento).

Coloque novamente o líquido no liquidificador e adicione as sementes que preferir com a fruta que preferir. Bata até uniformizar e dissolver todas as sementes e consuma em até 3h.

Dose diária equivale a 2 col. sopa da semente.

Dose diária equivale a 2 col. sopa da semente.

O sabor do suco se assemelha a um néctar, fica bem docinho e saboroso. Rende cerca de 350-400mL e pode ser consumido inteiramente antes do treino físico ou como desjejum.

Smoothie energia #1

 

 

Deixe uma resposta