Rooibos, o rubi vermelho da África

Um aspecto precioso dos chás é o efeito fitoterápico e manutenção do calor interno pela temperatura morna.Um dos chás mais interessantes para uso cotidiano, até mesmo para substituição por hipersensibilidade à cafeína (café) ou taninos (chá verde, preto) é o Rooibos (do africâner arbusto vermelho). De nome científico Aspalathus linearis, é da família das leguminosas, de origem e cultivo africano. Possui de suave paladar, com aroma e sabor    adocicado e amendoado no palato. Contém os antioxidantes aspalatina e notofagina.

 

Rooibos

 

Muito utilizado em casos de cólicas infantis e problemas de pele. Seu maior poder no entretando reside em uma função adaptógena, onde realiza uma adequação específica ao organismo. Assim, ele pode despertar e acordar o sistema nervoso “cansado” e letárgico ou acalmar a mente agitada e confusa, trazendo linearidade e tranquilidade.Um exemplo de uso comum do Rooibos é o Red expresso, já servido em muitas cafeterias pelo mundo, em substituição ao café. Tradicionalmente é tomado com uma rodela de limão e mel. Pode também ser usado como Iced tea e chai latte.

O Rooibos combina muito com baunilha, outros chás suaves como hibisco, erva doce, camomila, especiarias como anis e canela, raízes como gengibre e até mesmo pimentas suaves como a pimenta rosa.

Rooibos - arbusto vermelho

Pela coloração avermelhada intensa podemos predizer seus benefícios ao charka da base, Muladhara, onde vibra a conexão com a terra e a sexualidade. Na dietoterapia chinesa pode-se associar o Rooibos ao elemento fogo, onde os processos de circulação do sangue e do coração se realizam, O fogo está associado ao coração, que é o local das emoções e o órgão que distribui o sangue e a sua energia pelo corpo. A sua cor é o vermelho, a cor do sangue e do calor. Esta energia está associada ao amor e à compaixão, à generosidade e à alegria, à abertura e à abundância.

 

Seguem aqui algumas receitas para modelo, porém sugiro que invente e use a energia criativa para misturas cores, princípios ativos e energias, com aromas e sabores magníficos os quais só a potente energia do total, pode nos oferecer.

Rooibos e combinações

O rooibos é uma ótima escolha de desjejum matinal, para manter o calor interno do corpo que acabou de despertar.

Rooibos tradicional

Chá de Rooibos preparado em infusão forte, com mel (ou melado de cana) e 1 rodela de limão.

Rooibos com anis estrelado, canela e baunilha

Ferva um pau de canela e uma flor de anis em água mineral (250mL) por 5 min. Adicione o rooibos e espere a infusão. Pode adicionar um fio de melado para adoçar, apesar de este ser já bem doce.

Rooibos com camomila e erva-doce

Faça uma mistura das ervas, fervendo por alguns instantes a semente de erva-doce antes da infusão.

Chá gelado vermelho

Faça uma mistura com Rooibos e hibisco, prepare a infusão e deixe esfriar. Se preferir adicione no chá ainda quente rodelas de maçã, laranja ou frutas vermelhas.

Rooibos Chai latte

Prepare um caldo com um pouco de gengibre ralado, algumas gotas ou fava de baunilha, cardamomo e canela. Deixe ferver por 3 min, acrescente leite de amêndoas ou de côco, desligue o fogo e coloque o Rooibos para infusão. Pode ser adoçado com melado ou mel puro.

Deixe uma resposta