O que é nutriohm.

Nutriohm é o nome de um projeto criado em 2011 para a realização de um trabalho tanto pioneiro quanto milenar, que é a Cura Integrativa. Neste trabalho, os aspectos físicos, emocionais e energéticos são interligados e considerados interdependentes e inseparáveis. Por isso, a doença ou sintoma são considerados um caminho para direcionar como, quando e onde existem possíveis bloqueios ou desequilíbrios que resultam no processo atual do fluxo da vida do indivíduo.

 

Me chamo Luiza Savietto, me formei em medicina pela Universidade Federal Fluminense e decidi me especializar em Nutrologia por perceber como se pode evitar o surgimento de doenças crônicas e incuráveis quanto curar males de difícil manejo na medicina pela prática alimentar. No contexto da prática integrativa a alimentação é um dos pilares para o sucesso do tratamento e correção de afecções físicas já instaladas no organismo, e quando associada às técnicas de auto-conhecimento (emocional e subconsciente) e medidas de reconexão ao EU (fluxo de energia) pode promover a verdadeira resolução de processos patológicos diversos.

 

A Nutrologia aborda todos os  aspectos nutricionais envolvidos na patogênese de doenças, como carências, excessos e distúrbios na assimilação ou absorção de nutrientes. Esta especialidade médica é atuante também em patologias preexistentes, tanto por causas genéticas quanto ambientais, que se relacionam como causa ou efeito de distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas ou minerais.

Com Nutriohm exerço minha escolha de trabalhar o alimento como remédio, e vice-versa. Um trabalho pioneiro pois testemunhamos nos últimos anos um retorno ao uso da boa conduta alimentar como fonte de longevidade e cura, e também milenar por existir há mais de 4000 anos, quando a medicina antiga, em sua maioria de origem oriental, utilizava somente de ervas, raízes e outros alimentos vegetais em sua doutrina.

 

 

O retorno às origens, à anscestralidade, em todas as formas, pode promover avanços transformadores na vida do ser que escolhe e decide por um tratamento que se torne um estilo de vida, com hábitos e práticas que agregam e aprimoram todas as esferas da sua existência.

 

Aliar descobertas da medicina ocidental  no campo da nutrição, como nutrogenômica, nutracêutica e alimentação funcional à sabedoria milenar das dietoterapias chinesa e ayurveda (medicina indiana) é um dos meios pelo qual procuro fornecer aos pacientes uma forma real e duradoura de cura. Acredito muito na ciência do termo “alimentação da terra”, pois reconheço que em tudo que nasce no solo tem alguma função correspondente no corpo vivo, e por isso me especializei no conhecimento da dieta desintoxicante e suas vertentes, bem como na modulação e acompanhamento de dieta vegetal exclusiva (vegetariana, crudívora) e suas demandas nutricionais, nunca esquecendo dos demais objetivos que o tratamento demanda, no campo das emoções e sentidos.

 

Meu objetivo como médica é fornecer ao indivíduo a chance de ser o autor principal de sua própria cura, dos genes até a mente, através da reorganização bioquímica do corpo. Compartilhar conhecimento de alimentos específicos que podem otimizar muito o processo
diário de cuidado de si mesmo, numa espécie de retorno as raízes, auto-educação e intuição; possibilitar sensações constantes de bem-estar, alegria, disposição, bom funcionamento do sistema  imune e longevidade.

 

O trabalho se baseia na identificação de processos físicos individuais que podem deteriorar a saúde e bem-estar a curto, médio e longo prazo, através de anamnese, ectoscopia (observação do corpo) e exame físico. Exames séricos com ênfase em nutrientes e marcadores de inflamação tecidual são adjuvantes no diagnóstico. A avaliação do aspecto emocional e mental é de suma importância para avaliar o que o paciente sente e pensa, e como sua dieta e hábitos de vida podem estar ligados ao processo cognitivo e volitivo atual, e a noção de como podem se transformar ao longo tratamento em vias de uma conduta INTEGRAL de organização fisiológica / metabólica e uso de alimentos regeneradores.

A busca pelo equilíbrio destes aspectos permitem principalmente uma modulação total no organismo, onde o indivíduo se torna ciente de sua própria natureza, identificando e percebendo com mais clareza as demandas e sutilezas do campo físico, mental e energético. Assim, pode atuar e agir em prol de si mesmo com maior consciência e por fim, alcançar um estado de vitalidade verdadeiro e permanente.