Oficina Nutriohm e MUDA -SP

No dia 8 de fevereiro de 2015 realizamos mais uma linda oficina de alimentação saudável na feira dos produdores orgânicos da AAO no shopping Villa Lobos em São Paulo. A oficina é oferecida pela querida equipe do MUDA -SP (Movimento de Agricultura Urbana de SP) aos domingos, sempre às 10:30h, gratuita. Vale muito a pena conferir.

Na ocasião selecionei itens de origem vegetal exclusiva, usando-as de forma inédita, inusitada ou criativa para a manufatura de itens que normalmente utilizamos na alimentação diária, como leites, vitaminas, patês, doces. Para que as receitas exibissem sempre conteúdo saudável,  não utilizamos açúcares, farinhas, ou qualquer aditivo artificial nos grupos de ingredientes.

 

Nutriohm e MUDA -SP

Nutriohm e MUDA -SP

Compartilho com todos as receitas elaboradas nesta data, para que usem como substituto a alimentos que contém lactose, principalmente leite, queijos, iogurtes e “especialidades lácteas” como requeijão, cream cheese, cottage, etc. Estes alimentos, de origem industrial e ricos em itens não reconhecíveis pelo organismo, além de adição de gordura trans e creme de leite, para melhorar a textura e sabor.

 

Leites e Vitaminas

Leite de amêndoas aromático

300g de amêndoas (rende aprox. 800mL)

5 tâmaras frescas (as mais gordinhas, suculentas) e sem adição de açúcar

Cravo e canela à gosto

1 col. sopa de cacau em pó orgânico

Deixe as amêndoas de molho por uma noite, escorra a água e bata por 4 minutos com o dobro ou triplo do volume no liquidificador. Neste caso, adicione entre 650 a 850mL de água mineral ou filtrada.

Coar com pano voal e guarde o resíduo. Recoloque o extrato no liquidificador e bater com o restante dos ingredientes. Se preferir, adicione amaranto ou quinoa em flocos e frutas frescas para criar uma vitamina.

Leite de inhame vitaminado

2 inhames médios descascados e picados

2 col. sopa de goji berry hidratada

1 fruta adocicada (banana, caqui, atemóia)

Canela em pó a gosto

Melado de cana (opcional)

Bater por 4 minutos o inhame picado e a água. Coar com pano voal e guardar o resíduo. Recolocar o extrato e bater com os demais itens.

Os leites puros duram até 3 dias na geladeira, com o cravo e a canela. Com as frutas, aconselha-se consumo em até 8 horas.

As crianças aprovaram!

Patês veganos

Patê de resíduos

Selecione 2 col. sopa de cada resíduo usado nos leites. Pode experimentar fazer um de cada também. Fica tipo uma “ricota”, se utilizar somente o de amêndoas, um requeijão se utilizar apenas o de inhame.

Adicione a eles:

1 col. café de miso de soja

1 col. sopa de azeite extra-virgem

salsinha ou coentro picados

Folhas de manjeiricão fresco

Açafrão da terra em pó a gosto (ou páprica doce)

Misture bem os ingredientes, amassando-os até homogeinizar. Se preferir adicione uma pitada de sal rosa, sal celta ou negro para dar mais sabor.

Se preferir adicione e experimente outras especiarias como zatar libanês, mostarda em pó, pimenta rosa, etc.

Funciona muito bem junto de saladas e legumes, agregando proteínas, fibras, minerais e gorduras benéficas ao organismo.

Use legumes como canapés para degustar.

 

 

 

 

 

 

 

Experimente no lanche das crianças, na escola e no lar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patê de beterraba

Uma beterraba grande ou duas médias

1 col. sopa de tahine

Salsa e cebolinha picadas a gosto

1 col. sopa de miso de soja

Cozinhe no vapor OU asse com azeite e forno baixo a beterraba. Coloque num processador de alimentos (possível também no liquidificador) e bata com os demais itens, se preciso adicione 1 col. sopa de azeite e água para ajudar a bater. Uma pitada de sal rosa ou similar para aguçar o sabor, caso necessário.

Patê de beterraba.

Patê de beterraba.

Doce crudívoro

1 xíc. de resíduo de amêndoas (extraído do leite)

3 col. sopa de  amaranto em flocos

3 bananas

2 col. sopa de cacau em pó orgânico e 1 col. para enfeitar

2 col. sopa de melado de cana

3 col. sopa côco ralado

Misture os ingredientes, amassando as bananas e os demais itens. Fazer bolinhas e passar no côco ralado e no cacau, fazendo tipos diferentes.

Com essas receitas, você pode incluir alimentos funcionais, saudáveis e livre de toxinas e agrotóxicos na alimentação familiar. Mais que isso, eliminar itens que diariamente consumidos podem causar doenças graves no futuro, como diabetes, alergias e doenças de pele, doenças auto-imunes e degenerativas.

A cura está na natureza, os vegetais e alimentos de verdade são a real medicina.

 

IMG_9727

Oficina e degustação.

Maravilha como sempre, compartilhar idéias e criações em dieta vegetal.

Deixe uma resposta