Mousse de abacate com alfarroba e chia

Muitas vezes o período noturno exibe dificuldades na escolha alimentar. Muitas pessoas ignoram ou relevam o fato do relógio biológico não estar girando a todo vapor neste horário. O catabolismo e o início do processo de limpeza que ocorre durante o sono é otimizado com refeições leves e brandas em sal, açúcar, gorduras e demais toxinas.

Somando a isso o fato de muitas pessoas manifestarem a vontade de comer doces devido, possivelmente, a queda do nível de alguns neurotransmissores ligados ao bem estar neste momento onde tudo é programado para o descanso e desligamento mental. Por isso criei uma receita rápida, que pode ser feita na hora se bem planejada e pensada, que serve para suprir demandas cerebrais e melhorar a perfrormence do sistema oxirredutor e detoxicante, com destaque para o fígado e sistema imune.

Para isso usaremos o alimento mais rico em um tipo de peptídeo (conjunto de aminoácidos) presente nas células humanas que se denomina glutationa. Sua maior fonte é o abacate. Por sorte, este também combina muito com os sabores de chocolate naturais, tanto o cacau quanto a alfarroba. Por ser uma sugestão de consumo noturno não usarei o cacau como primeira escolha pois este pode ser um tanto estimulante para os neurônios, processo que não me interessa neste período.

Ingredientes:

  • Meio abacate médio (prefira orgânico).
  • Uma banana prata madura.
  • 100 mL de extrato líquido vegetal (uso muito o de amêndoas).
  • 1 col. sopa rasa de sementes de chia.
  • 1 col. sopa de alfarroba em pó.
  • 3 a 4 tâmaras secas hidratadas em água (melhor deixar desde a manhã se for fazer a noite, ou por 3h).
  • 3 castanhas do pará raladas ou socadas em pedacinhos.

Preparo:

Deixa a chia hidratando no extrato (leite, na linguagem comum) vegetal.  Enquanto isso amasse o abacate, a banana, as tâmaras e 2 col. sopa da água de hidratação das mesmas e a alfarroba.

Após 20 min reúna o extrato e a chia ao restante, misture bem por 5 min (bata com uma colher em movimentos circulares) e coloque no freezer por 15 min.

Sirva com lascas de castanha do pará socada ou ralada.

Caso não queira usar o extrato vegetal, use a água de hidratação das tâmaras para hidratar também a chia.

Refeição doce, sem açúcar, sem cozimento, sem lactose, sem glúten. Possui ingredientes funcionais,  antioxidantes e destoxicantes.

Refeição doce, sem açúcar, sem cozimento, sem lactose, sem glúten. Possui ingredientes funcionais, antioxidantes e destoxicantes.

Saiba mais sobre a glutationa e seus efeitos benéficos aqui.

 

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