Feijoada Vegana nutriohm

Fiz essa prato há muito tempo atrás, quando começaram as manifestações sob o aumento das passagens em SP. Estava junto com um amigo, realizando mais um #nutriohmchefemcasa vegan, e pensamos em fazer um prato brasileiro, o chamamos de feijoada da revolução. Juntamos forças e ingredientes para montá-la, com muita alegria e diversão. Tínhamos em mãos legumes leves, o clássico feijão preto, castanhas e pinhão. Levei de casa tofu fresco e especiarias como zimbro, coentro em grãos, pimenta do reino, endro e outras sementes e grãos aromáticos que já utilizei antes juntos, e me apetece bastante o gosto.

Neste prato, como em todos os outros, opto por não utilizar enlatados que imitam a carne, mesmo se tratando de uma feijoada, pois a minha criatividade está na mistura de alimentos funcionais e ricos em nutrientes e ainda: com aroma e sabor incríveis. Além, claro, de pouco sal, elementos detoxicantes, fácil digestibilidade e muito PRANA, energia dos alimentos, da terra.

Ingredientes:

500g de feijão preto

1 cebola grande picada

Alho picado ou amassado à gosto

400g de tofu seco

1 abobrinha média picada

200g de shitake desidratado ou fresco (1 xíc. aprox.)

300g de pinhão (1 xíc e meia aprox.)

150g de castanha de caju (3/4 xíc.)

Especiarias e ervas à gosto:

Açafrão, manjeiricão fresco, endro em grão, zimbro em grão, coentro em grão, páprica picante e doce, noz moscada, ervas finas desidratadas, salsinha, cebolinha, coentro fresco.

Para os grãos, bata no liquidificador, formando uma masala e adicione 1 cc. na receita ou use moedor.

Sal a gosto (usei nesta receita pouco, por conta dos demais temperos) 1 cc. rasa.

1 colher de óleo de gergelim

 

Preparo:

Cozinhe o feijão após 12 a 24h no molho em água (descarte e lave os grãos para cozinhar em nova água). Cozinhe também o pinhão em panela de pressão por 30 min e descasque-os. Pique em fatias de 1 a 2 cm. Caso use shitake desidratado, coloque para hidratar em água quente. pique em fatias finas.

Refogue cebola, alho, especiarias no óleo vegetal e adicione o tofu. Misture bem até que a cor dos temperos uniformize. Adicione o pinhão picado e a castanha de caju e continue mexendo, após adicione o shitake e mexa. Se necessário adicione um fio de água.

Adicione uma colher do óleo de gergelim. Adicione depois a abobrinha, e finalmente o feijão.

Mexa a mistura, analise se necessita de mais caldo. Deixe ferver por 20 min. Desligue e sirva com salada e arroz integral, couve e laranja pêra.

Serve 3 a 4 pessoas.

Feijoada com muita vida, de diferentes fontes vegetais e ervas.

Feijoada com muita vida, de diferentes fontes vegetais e ervas.

 

 

Deixe uma resposta