Bom dia começa com A… bacate. Margarina vegetal natural e viva!

Todos os dias, temos a missão do ritual sagrado de se alimentar e nutrir. Como já mencionado em outros posts, o abacate é um alimento muito versátil, e uma fruta de polpa característica, cremosa, e com diversas propriedades nutracêuticas e funcionais. Além disso, a experiência mostra que ele pode se conservar por muito tempo quando armazenado na geladeira sem ser cortado, quando maduro e pronto para uso. Assim, para não perder ou mofar, acomode o abacate em local protegido na geladeira, pois mesmo mole ele se conserva bem.

Quando esta com a casca maleável, denotando a polpa madura, guarde em geladeira em local protegido (gaveta).

Quando esta com a casca maleável, denotando a polpa madura, guarde em geladeira em local protegido (gaveta).

 

Ganhei uns seis abacates de um amigo, que possui abacateiro em seu sítio. Guardei todos e nenhum foi perdido! Um desses eu trouxe para o trabalho, e deixei armazenado na geladeira. Quando cortei um pedaço (fui cortando “fatias” dele e coloquei em uma vasilha hermética), mantive a casca do que sobrou inteiro, e procurei consumir em até 5 dias, o que coincidiu com segunda a sexta.

Bom, feito isso, inventei um recheio rápido e prático, além de (claro!) terapêutico para o café da manhã 2 (no trabalho). Batizei de manteiga verde (Green Butter) por simples analogia e comparação prática e nutricional (o alimento natural ganha infinito do industrial chamado margarina). Então porque não, escolher o melhor??? Fica delicioso e lindo, pois é VERDE!!!!

Opção saudável, vegetal, nutritiva de café da manhã. Rápido e fácil preparo.

Opção saudável, vegetal, nutritiva de café da manhã. Rápido e fácil preparo.

Misture, para uso imediato, 2 a 3 colheres de sopa do abacate, o equivalente a um corte de dois dedos de uma rodela do abacate de tamanho médio. Amasse com 1 col. sopa de óleo de côco (pode ser usado outro, como linhaça, azeite extra virgem) que deixa um sabor e textura ainda melhores, além de contribuir com óleos vegetais saturados saudáveis e perfeitos para o período da manhã. Este alimento também potencializa os efeitos da atividade física regular.  Adicione 1/2 col. café de missô de soja, alimento fermentado rico em probióticos que como já mencionado tembém, garantem muita vida e saúde para o organismo. Pode ser substiruido por sal rosa, uma pitada, ou meia col. café de shoyu. O primeiro é o de preferência no quesito nutriente.

Use a especiaria açafrão da terra, com 1 col. sopa rasa (fica meio amareladinho) e ervas desidratadas ou frescas a gosto (gosto muito do manjeiricão fresco, orégano, ervas finas…). Misture tudo e recheie tapioca, passe no pão integral ou em biscoitinhos de arroz integral. Rápido, prático, nutritivo, sem derivados de leite ou elementos cárneos. Muita vida!!!

Podem ser utilizados outros ingredientes como tahine ou cenoura ralada, tomates (tipo guacamole), pimentas brandas, temperos como zatar, etc.

Creme para alimentar bem e livre de toxinas, industrializados e laticínios.

Creme para alimentar bem e livre de toxinas, industrializados e laticínios.

   Misture tudo e recheie tapioca, passe no pão integral ou em biscoitinhos de arroz integral. Rápido, prático, nutritivo, sem derivados de leite ou elementos cárneos. Muita vida!!!

   Podem ser utilizados outros ingredientes como tahine ou cenoura ralada, tomates (tipo guacamole), pimentas brandas, temperos como zatar, etc.

Rico em antioxidantes, fitoquímicos, protetores cerebrais, probióticos, vitamina e gordura vegetal saturada benéfica.

 

 

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