Bolas de Energia viva.

Raw, vegan, detox, funcional.

Raw, vegan, detox, funcional.

Esta receita foi inspirada num cliente e amigo que pratica a vida de maneira muito concentrada, serena, e meditativa. Exerce funções de trabalho e, por isso, passa todo o dia fora de casa com o desafio diário de uma dieta vegana saudável na rua. Por uso de aparelho ortodôntico, fica impossibilitado de carregar um mix de castanhas consigo, alegando dificuldade na mastigação das mesmas. Para mostrar que ele pode ir muito além deste mix, apresento uma receita interessante e prática para compor um lanche de forma completa, tirando a fome e a necessidade de energia, principalmente no fim do dia, quando já almoçamos há algumas horas e ainda temos o resto do expediente e o retorno para casa, o que é sempre uma surpresa e incógnita em se tratando da vida em grandes cidades.

Para ajudar no processo de mastigação, orientei-o no processo de hidratação das oleaginosas. e assim surgem as bolas de energia crudívoras!

Ingredientes:

-1 porção de 350g de castanhas à escolher (amêndoas, caju, pará, amendoim, avelãs, macadâmias). Aproximadamente 2 xícaras.

– 3/4 xícara de tâmaras

-3/4 xícaras de ameixa (pode substituir por uva-passa)

-1 col. sopa de óleo de côco

-1 col. sopa rasa de canela da china

-1 col. sopa cheia de cacau alcalino em pó (pode substituir por alfarroba)

-1 col. sopa de ágave (opcional)

-2 col. sopa de sementes de chia

-1 col. sopa semente de linhaça

-2 col. sopa de farinha de amaranto (bater o grão no processador ou liquidificador seco, e ele se torna farinha).

Preparo:

Hidrate por 4 a 6h as castanhas, com água suficiente para cobrir, junto das frutas secas e sementes de chia. Se for sair de casa (mais de 4h de hidratação) deixe hidratando em geladeira em recipiende de vidro fechado.

No liquidificador ou processador, junte os elementos hidratados, retirando o excesso de água se possível. Adicione os pós e o óleo, bata até adquirir consistência uniforme. Se muito mole, adicione mais farinha de amaranto 9ou outra farinha crua que desejar). Se muito firme, adicione uma colher de água.

Em consistência firme, molde em bolinhas, ou barrinhas, embrulhe em filme plástico e guarde em geladeira por 2 a 4h. Leve para o trabalho, ou consigo aonde queira consumir. Evite deixar muito tempo fora da geladeira ou sem consumir, ideal de 3 a 5 dias.

Leve 4 a 6 bolinhas médias para o trabalho, estudos ou passeio, e consuma como refeição entre almoço e jantar.

Serve 2 a 3 pessoas, ou 12 – 15 bolinhas médias.

Neste lanche, há grande aporte de nutrientes como zinco, ferro, óleos essenciais ômega, lipídeos saturados vegetais, antioxidantes, fibras. Alimento totalmente cru, sem açúcar ou glúten.

Sugerido para lanche da tarde.

 

Adaptado de deliciousyella.com

Deixe uma resposta